segunda-feira, 26 de maio de 2008

Punk music e azeitonas

Aproveitei bem meu tempo livre. Além de dormir e descansar bastante durante esse chamado “último feriado do ano”, fiz um programa cultural. Fui ao teatro. Dei um pulinho ali na Rua Augusta, a queridinha dos descolados de São Paulo.

Se rir faz mesmo bem, eu devo estar na minha melhor forma, porque a peça “A festa de Abigaiu” (texto do inglês Mike Leigh) realmente cumpre o que promete quando classificada como “comédia”.

Devo confessar que vou bem menos ao teatro do que gostaria, então não posso nem dizer se os atores são ou não conhecidos do ramo, mas que eu dei boas risadas que conseguiram de mim extrair uma lágrima e dores abdominais, isso eu dei!

A peça foi originalmente produzida para o 11º Cultura Inglesa Festival e parece que colou, porque até o prêmio de melhor peça de teatro adulto ela levou.

A história se passa na sala de Beverly e Lawrence na Londres de 77. O casal recebe a visita de Angela e Tony que mudaram-se para a vizinhança há pouco tempo e de Susan, mãe da adolescente punk Abigaiu.

Conversa vai, constrangimento vem e a vergonha alheia (no bom sentido) rola solta! Aos leitores que se empolgarem com essa breve descrição peço para que reparem bem nas colocações de Lawrence que indicam críticas ao consumo de massa e à perda de “refinamento”. Todas dotadas de inegável humor negro.

Gostando ou não de azeitonas, a dica está dada. Só me obrigo a dizer que por se tratar de uma peça que se passa em Londres, nos anos 70, e adaptada para um festival da Cultura Inglesa, me causaria estranheza se não terminasse ao som de Sex Pistols...