quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Logicomix: Filosofia em Quadrinhos

Antes do texto, a confissão: sempre torci o nariz para textos literários em quadrinhos. A meu ver, talvez por demais influenciado por certo ranço da teoria crítica, os quadrinhos eram a mais perfeita tradução do kitsch, do midcult, da mistificação em torno de um produto da cultura de massas. A manifestação literária em quadrinhos merecia para mim a lata de lixo da história. Uma mistura, enfim, de ignorância com prepotência e preconceito. Coisas de jornalista.

Há algumas semanas, recebi, da editora Martins Fontes, a graphic novel Logicomix, assinada pelos autores Apostolos Dioxiadis, Christos Papadimitrou, Alecos Papapdatos e Annie di Donna. Trata-se de obra de respeito, que desata os preconceitos mais toscos em torno de uma produção literária (sim, literária) em quadrinhos. Mais do que adaptação, o texto assinado pelos quatro autores merece destaque e elogios pela sua originalidade. A narrativa se dá em duas camadas: numa primeira moldura, existe a história de quatro autores que buscam apresentar uma narrativa em quadrinhos sobre lógica, filosofia e busca da verdade. Para tanto, e aqui entra a segunda moldura, existe a narrativa da trajetória sentimental e intelectual do filósofo Bertrand Russel, um dos expoentes da lógica e do pensamento racional.

A virtude da obra reside no fato de a narrativa se apresentar de maneira pouco óbvia. Isto é, o texto consegue apresentar de maneira sofisticada elementos conceituais além de não perder o fôlego de uma história em quadrinhos. Para mim, isso fica claro em um elemento a um só tempo subjetivo e essencial: sendo um leitor interessado em filosofia, não senti que o conteúdo foi vilipendiado por uma pretensão proto-elaborada. Pelo contrário. Os autores não baixam a guarda, enfatizando a importância da reflexão e pontuando a jornada de Russel com as alusões e referências a autores e conceitos. Nomes como o romancista russo Turgêniev, ou o pensador austríaco Wittgenstein; do mesmo modo como existe a apreciação dos pressupostos da lógica.

Se é verdade que uma das premissas filosóficas é a curiosidade, também é correto afirmar que o texto de Logicomix se notabiliza por não apenas aguçar o interesse do leitor, mas, outrossim, por oferecer ao público um jornada intelectual que em nada diminui os conceitos ou os autores citados. Talvez o mais relevante esteja no fato de Logicomix extravasar a ideia banal que alguns possuem sobre graphic novel.