quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uma nota para a Argentina

A notícia, a essa altura, já é de conhecimento geral. O passamento de Nestor Kirchner, que não é esse da foto, é um desses eventos que atestam uma verdade fundamental. Há coisas que só acontecem com a Argentina. Uma década depois do colapso econômico e político, o país, cujo cinema foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, entra em rota de crise de identidade.

Atentai, leitores afoitos. Em rota de crise, ainda não é a crise, per se. Todavia, conforme indicam os analistas, é provável que agora a presidente efetivamente comece a governar. Isso porque os mesmos analistas são unânimes em dizer: Nestor Kirchner era o operador; a esposa, a testa de ferro. Algo que alguns políticos ensaiam em fazer em outras nações, malgrado o fato de a opinião pública rejeitar isso com veemência.

O que resta, afinal de contas, é esperar: até mesmo porque os eventos podem alterar o cenário polítco local, e, por que não?, mudar a balança de poder na América Latina. Já são dois os países que não mais comungam pela cartilha esquerdo-chavista. E a própria argentina agora pode seguir novo rumo. A conferir a rosa-dos-ventos.

Ah, o da foto é Carlos Gardel, pois sim!