segunda-feira, 21 de abril de 2008

Visite nossa cozinha

Estômago, filme de Marcos Jorge, é um ótimo divertimento àqueles que se interessam por cinema e, claro, por um bom prato de comida. O diretor aprecia os dois e o escrivinhador aqui também. A história versa a respeito de um migrante nordestino que, uma vez em São Paulo, passa a "prestar serviço" em troca de comida e teto num boteco de bairro, frequentado por todo tipo de gente. Logo, os talentos de Raimundo Nonato, interpretado por João Miguel (de Cinema, Aspirinas e Urubus), são descobertos por todos à sua volta, inclusive por uma garota de programa que logo cai nas graças das coxinhas de Nonato enquanto ele se perdia em outras coxas. O texto é ruim, leitor? É porque você não viu a cozinha do boteco do filme....

Paralelo a essa trajetória, a direção de Marcos Jorge coloca também a outra parte da história, com Raimundo Nonato, agora Alecrim, na cadeia, sendo o cozinheiro dos bandidos em uma cela que respeita as hierarquias do poder. A propósito, ao que parece, este é um dos objetivos do diretor: apresentar que também no processo alimentar, digamos assim, há um começo, meio e fim --- algo que está explicado no início e no fim do filme, conforme as palavras de Marcos Jorge. Outro elemento intessante no filme é a ascensão e queda de Nonato. Em virtude desse movimento de vai-e-vem da narrativa, isso não fica lá tão evidente, mas é um elemento que está, sim, lá. Menção seja feita, ainda, à boa trilha incidental do filme. Entretanto, o ponto-chave da película é certa ironia que o diretor empresta à obra. Isso se dá, de acordo com a interpretação deste escrivinhador, quando o dono de um restaurante diz, cheio de si: "Nonato, isso é arte! É como um Picasso!" Nada mais kitsch e, talvez por isso mesmo, nada mais fiel a esse meio gastronômico de classe média.

Por que Nonato vai preso? O que acontece no final? Ora, esse espaço, embora não pareça muito, é, sim, um blog. Como tal, deixo aos leitores a possibilidade de conhecer o filme à vontade, não dependendo de uma resenha de imprensa. Em outras palavras, por mais que se pareça como tal, esta não é uma resenha ou crítica de filme. É, tão somente, um comentário de quem acaba de assistir algo interessante e queria dividir com os eventuais leitores.